Picasa

Eu já tinha ouvido falar bem deste software, Picasa, da Google.

Você instala o bicho na sua máquina e depois faz uma busca atrás de várias imagens. Ele "importa" as pastas para o programa e aí começa a diversão.

Selecionei as principais pastas de fotos que eu tinha no "Fabber Fotos" (que estava sendo um problema atualizar, por o CuteFTP não anda se entendendo muito com o servidor da UNIRIO, que é onde eu publico meus arquivos) e deixei o programa fazendo upload para o servidor da Google.

Foi tranqüilo. Fiquei com medo de não ter espaço, pois eu enviei muita coisa. Quando o processo terminou, vi que tinha enviado pouco mais de 270Mb (coisa para kct) e tinha ocupado apenas 27% do meu espaço no Picasa. Pois é. O espaço para publicação de fotos é de 1Gb!

Aí é só organizar os álbuns: escolhendo capas; escolhendo os álbuns públicos e os privados; reorganizando a ordem que as fotos aparecem (é só arrastar a imagem); excluindo as irrelevâncias; editar legendas (se quiser)... É muito prático, sem dúvida! Substitui o espaço que eu ocupava no Yahoo!, no servidor da faculdade e o uso do próprio CuteFTP e do Cjb.Net. Com apenas uma conta no Google e um software instalado na máquina.

Aliás, através da minha página no Picasa, é possível achar páginas de outras pessoas que utilizam o serviço; dá para comentar as fotos (como se fosse um fotolog)... É o Google dominando o mundo! Pelo menos, o virtual.

Estou escrevendo este post, direto do Picasa, no meu Desktop. Ele pegou essa foto aí (eu e Samanta em Porto Alegre, ano passado), aleatoriamente, para publicar, pois eu pedi uma foto para publicar no blog. Pois é, do Picasa eu também posto no Blog. Aliás, eu posto no Blog usando o YouTube, o Picasa... A única coisa que falta é uma integração maior de todas estas ferramentas com o Orkut, que, sem dúvida, é o primo pobre de todos estes serviços.

Pois bem, galera. O FabberFotos está agora neste endereço:
http://picasaweb.google.com/fabriciojanssen

E, claro, ficou mais fácil fazer download dos álbuns (dá para usar RSS), visualizá-los, etc...

Como diria o Sílvio Santos, "bem bolado, bem bolado"....
Posted by Picasa

0 comentários: