Chega de Lulismo e do Antilulismo...

Antes de escrever este texto, que uma informação fique bem clara: eu sou eleitor do Lula. Em 2002 e em 2006. Ok? Não se esqueça disto.

Uma coisa que não aguento mais é o lulismo: as pessoas fanáticas pelo Lula, que sofrem de autoritarismo e não permitem uma crítica sequer ao presidente e, para piorar, acham que todas as maravilhas do mundo foram construídas por ele.

Por outro lado, também não aguento mais o antilulismo: as pessoas que odeiam o Lula com todas as forças e atribuem culpa de tudo a ele.

O primeiro grupo é capaz de afirmar que o Rio deve ao Lula a vitória da cidade em Copenhague, na escolha da cidade-sede para as Olimpíadas de 2016. É desmerecer o Rio de Janeiro demais. A este grupo, eu pergunto: O Rio deve ao Lula também os 3 policiais mortos na queda do helicóptero que foi atingido pelos traficantes na guerra do último sábado? Acho que também podemos colocar na conta do presidente.

O primeiro grupo é capaz de afirmar que o Brasil só existe após 2003, quando iniciou o período Lulista. O segundo grupo jura por tudo o que é mais sagrado que foi Lula quem lavou as mãos; ateou fogo em Roma; e matou a Odette Roitman.

E o pior é a grosseria com que os "dois lados" se tratam. Acabei de receber um e-mail falando de uns comentários do William Waack, do Jornal da Globo. Na nota, o autor afirma que Waack fez críticas e desmereceu o pré-sal. Não sei se é verdade. Só sei que na nota, o autor classifica Waack como idiota, imbecil, ignorante e gigolô.

Independente do que Waack falou, é importante lembrar que respeito é bom e todos gostam. Acho difícil, para não dizer impossível, que Waack utilize os canais da Globo para chamar o Lula de idiota, imbecil, ignorante e gigolô. Portanto, por que tratá-lo desta forma?

O diálogo, a argumentação e qualquer espécie de discussão merecem um tratamento mais inteligente. Desqualificar e ridicularizar o crítico é o caminho mais fácil. Sempre.

Se os lulistas querem realmente um governo democrático, é bom aprender a ouvir as críticas e saber criticar, também. O governo Lula está uma maravilha? Não, não está. Mas é fácil dizer que é uma bomba, quando se está aqui do lado de fora, sem noção da dimensão dos problemas no Palácio do Planalto. Mas com uma análise até pouco crítica, é possível destacar que o governo Lula é melhor que o governo FHC.

Bem melhor.

Só não é unanimidade.

Graças a Deus. Afinal, toda unanimidade é burra.

E autoritária.

3 comentários:

Carlos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos disse...

Vc foi na veia, Fabber! Excelente abordagem da questão. Chega de lulismo e Antilulismo.

Carlos Willow

Fred Argolo disse...

O RJ deve agradecer ao Lula sim, pela escolha de cidade-sede, e os 3 policiais mortos no último sábado ficam na conta do Governo Estadual, principamente na época das gangues do Garotinho e Álvaro Lins.