A UERJ que não foi minha...

Como escrevi no twitter mais cedo, ontem fui na UERJ, fazer a cobertura de um evento do SERPRO. Trata-se de um curso de parceria entre a empresa e a UNATI, a universidade da Terceira Idade, vinculada à UERJ.

Mas voltando... Passei boa parte da tarde lá no Maracanã, celebrando as saudades de um lugar em que faz parte da minha história, sem fazer, na verdade.

Nunca fui aluno da UERJ. Fiz vestibular duas vezes para estudar lá. Na primeira vez, em 2000, para Engenharia Elétrica. Passei na enésima reclassificação e só soube depois... tarde demais para me matricular... Como tinha passado para Informática na UNIRIO, o estresse não foi grande, na época. No ano seguinte, fiz de novo para trocar da UNIRIO para lá, por ser mais perto da minha casa (BEM MAIS PERTO). Dessa vez não passei. E olha que Informática lá era menos concorrido que Engenharia Elétrica.

Em 2005, voltei para a briga. Desta vez para um mestrado medonho em Informática com Geografia. O projeto, vai, até que era interessante... Mas eu só
Em outra oportunidade, estive lá trabalhando... no vestibular! Heheheh... Fui fiscal de prova da UNIRIO do vestibular de 2003. Fiscal de corredor, puta merda! Ainda bem que subi na carreira... rsrsrs...

Pois bem. E qual o porquê de tanto blá-blá-blá sobre a UERJ? Simples. Ontem, andei por lá um tempo e percebi algo que parece constante no seu interior: a falta de gente. A UERJ, como quase todas as outras universidades, tem como principal característica, o fato das salas possuírem freqüência zero na parte da tarde. Corredores de salas e mais salas vazias...

Na UNIRIO era igual... A faculdade só enchia (se é que pode-se dizer isso), na parte da tarde. Na FACHA, eu até entendia isso... porque era particular e tals... e geralmente quem estava lá de manhã, fazia algo de tarde e quem estava de noite era porque trabalhava o dia todo. De tarde, tinham só aqueles afortunados que não trabalhavam ou tinham a sorte de conseguir um estágio na parte da manhã.

Mas e a UNIRIO e a UERJ? Será mesmo que há motivos para uma instituição de ensino do governo ficar às moscas na parte da tarde? A educação é realmente curiosa no Brasil... Podendo dar acesso para mais gente estudar, os governos preferem economizar restringindo as aulas da tarde aos alunos que são de cursos de tempo integral. Paciência...

Enquanto isso, vou me acostumando com a visão oca da UERJ enquanto me preparo para mais uma tentativa de mestrado... Será a 4ª vez que tentarei entrar para a UERJ. Será que agora vai?

Beijos, povo!

PS: Tô indo para São Paulo nesta sexta de manhã, mas sábado de noite, estarei de volta ao Rio para bombar no meu aniversário! FUI!
PS2: Este texto vai ao ar, sem revisão, ok?

0 comentários: