Quanto custa mesmo?

Fui assistir a peça "A Ópera do Malandro", clássica de Chico Buarque. Mas, não, não é a montagem que fez enorme sucesso no Teatro Carlos Gomes há algum tempo, não.

É uma nova versão feita pela "Companhia de Teatro Contemproâneo", que fica em Botafogo. O espaço é muito legal, dá para atores iniciantes trabalharem bastante ali. Inclusive, eu comecei hoje a minha campanha "Jogo da Velha em Botafogo". É que "Jogo da Velha" é a minha nova peça e tals. Outro dia eu falo sobre ela, fica aqui esta dívida, plenamente reconhecida.

O espaço é ótimo, mas a peça... aff... fraquíssima. Não vou nem entrar no mérito de julgar o trabalho dos atores, não. O defeito maior é do diretor e da criatura que teve a infeliz idéia de adaptar a peça do Chico para um teatro minúsculo como aquele.

A peça tem muitos, mas muitos personagens... que lutam para se dividir num palco pequeno. Primeiro erro na escolha. Segundo maior erro: transformaram a Geni (a da música "Joga a pedra na Geni, ela é boa de apanhar, ela é boa de cuspir...") numa travecona. Em outra cena deram um microsystem fingindo ser uma vitrola. Eu acharia uma piada ótima, se eles tivessem feito uma piada em cima disto. Mas ignoraram. Levaram a sério uma patetice que não podia ter sido levada a sério. E o pior vem com os números musicais. Socorro... Cada ator canta numa altura; um mais desafinado que o outro; as músicas são de playback + os atores cantando. Ou seja, não foi raro ouvir o cd "atravessando" os atores e vice-versa. Era melhor ter colocado as músicas apenas para entrecortar as cenas.

A primeira obrigação de um diretor é saber enxergar o que ele pode fazer e o que ele não pode fazer com o texto. Em "Terapia de Vidas Mal-Passadas", todos enxergamos que fazer a peça como eu tinha escrito, não dava com os recursos que a gentia tinha. A primeira medida, portanto, foi escrachar aonde ficava claro: "Não tivemos dinheiro para fazer como queríamos". E ponto.

Assim foi com "Terapia", assim será com "Jogo da Velha" e assim deveria ter sido com essa versão de "Ópera do Malandro", onde os atores pagam micos gigantescos (queimando cartuchos à toa) e, com certeza, se Chico Buarque estivesse começando agora e essa montagem fosse seu primeiro trabalho.............. sei não... acho que este post jamais existiria!

PS: Encerrando o post, atentem para este folder de divulgação da peça. Vocês conseguem identificar alguma coisa esquisita (tirando a qualidade da foto que eu tirei)?

TEMPO...
............
.......
...
..
.

Segunda chance: está abaixo de "Domingos às 20:00"

TEMPO...
............
.......
...
..
.

Se você não tiver Q.I. de Ameba, certamente percebeu que nesta peça vale mais a pena pagar inteira do que meia. Ninguém merece um negócio desses...

Bom, quase 2 da manhã... Vou nessa dormir que amanhã é dia de trabalho... :/

0 comentários: