O caminho entre o 8 e o 80

Gastei hoje boa parte do dia no Sated (Sindicato dos Atores e Técnicos de Espetáculos) tentando resolver o problema do meu registro de ator. O resumo da ópera é o seguinte:

Estou envolvido com teatro, praticamente direto, desde 2001 ou 2002. Nem lembro ao certo. Cursos livres, oficinas, peças como ator... algumas experiências como operador de som, outras como autor e até diretor. Só que... até hoje sem registro.

Com a ideia da Cia. de Teatro Os Desacompanhados, que está acampando a peça "Jogo da Velha" e "Meu Deus, o que foi que aconteceu?", resolvi dar o exemplo e tirar o registro de ator, que ninguém tem lá.

Aí fui semana retrasada com fotografias, diplominhas de participação em oficinas do SESC, revistinha OFF, filipetas... Semana passada deu o resultado: documentação insuficiente. Danou-se. Liguei para lá e marcaram uma entrevista. Pois bem. Fui até lá, hoje. Conversei, expliquei que sempre trabalhei sem contrato e que seria impossível ter recibos de pagamento. Até argumentei que a peça "A Alma do Mundo", que eu fiz ano passado, deu um prejuízo absurdo e eu tive que bancar 10% desse preju, já que fazia parte da equipe de 10 produtores executivos daquela porcaria de peça. Como poderia então ter recibo de pagamento? Mas nem isso adiantou.

Consegui uma autorização provisória, para poder continuar com as peças, sem problemas. Mas é chato. Queria resolver essa parte burocrática logo e ter o registro. O caminho mais rápido sapresentado por eles eria entrar novamente em um curso de teatro, desta vez o profissionalizante.

Mas é justo ter que voltar a estudar com várias pessoas que estão iniciando? Não é nem problema de humildade, não. Mas é realmente desestimulante estudar exercícios como a da sementinha novamente, depois de encarar quase 2h30 ininterruptas no palco, como fiz no "Jogo da Velha".

Por que não fazem testes logo com essas pessoas que têm cursos que não dão registro, mas que já tem alguma experiência no mercado? Se os cursos não-profissionalizantes não servem para nada, porque permitem que eles funcionem? Só para os atores-professores terem renda fixa? Mas e os alunos?

E eu, que já me envolvo há sete, oito anos? Não poderia ser submetido a uma bateria de testes, para provar que posso atuar? É preciso achar o caminho entre o 8 e o 80, sabem? Se não fica difícil...

Bom, achei que tivesse perdido meu tempo de uma forma indescritível... Mas, relendo este post, deu para ver que estou enganado. Perdi tempo, sim, mas de forma descritível, pelo menos.

0 comentários: